Gala 2021

Transmitido pelo YouTube, evento celebrou a ciência e a vida

Uma noite emocionante, marcada por reflexões sobre a luta da humanidade contra o coronavírus, por histórias de superação e por muita solidariedade. Foi assim a edição do Gala Pequeno Príncipe 2021 – 10 anos: uma celebração da ciência e da vida, realizada ainda de forma virtual em 22 de outubro, mês especial para a instituição por ser o período em que se comemora o Dia das Crianças, o Dia do Médico e o aniversário de 102 anos do Pequeno Príncipe. “É um mês em que temos a felicidade de celebrar e honrar a nossa história, a vida dos nossos pequenos pacientes e dos profissionais médicos, tão importantes para a excelência do trabalho que realizamos”, enfatizou a diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

Impacto da COVID-19 nas crianças brasileiras
A pandemia já vitimou mais de 600 mil pessoas no Brasil. Mais de 2,2 mil eram crianças menores de 10 anos. Mais de 900 tinham até 5 anos. Nos Estados Unidos, de um total de 650 mil mortes, 113 foram de crianças até 5 anos. Esses números indicam que o Brasil perdeu quase oito vezes mais crianças nessa idade para a COVID-19 do que os Estados Unidos. “Esses números não podem ficar invisíveis. Eles precisam ser compreendidos, ganhar voz e ação. Vamos lembrar que estamos aqui por um propósito: garantir às crianças o direito à vida”, destacou Ety.

Participações e homenagens
O Gala 2021 contou com participações especiais. As apoiadoras filantrópicas Daniele Giacomazzi Behring e Amalia Spinardi Thompson Motta agradeceram a todos os apoiadores do projeto o engajamento. “A causa da saúde infantil é um tema que me toca o coração. A cada membro do comitê que nos ajuda a tornar esse evento possível, o meu muito obrigada”, declarou Amalia.

Já Daniele ressaltou o valor da ciência diante da crise sanitária. “Devemos reconhecer que o pouco que estamos conseguindo numa rota de normalidade é graças à ciência. Assim aprendemos o valor da ciência, da pesquisa e de uma saúde pública para todos. Obrigada a todos vocês por se conectarem a uma trama solidária e pela contribuição continuada à causa da saúde infantojuvenil. Assim nos humanizamos”, frisou.

Outro momento de destaque na noite foi o das homenagens. O diretor-científico do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Bonald Cavalcante de Figueiredo, recebeu a homenagem científica. Além dele, também foi homenageado o casal Sérgio Gordilho e Fernanda Valente, que há muitos anos apoia o Pequeno Príncipe doando seu tempo e seu talento para a produção de peças e filmes publicitários que encantam e tocam todos que têm a oportunidade de interagir com esse conteúdo.

Gastronomia
Uma das marcas registradas do Gala Pequeno Príncipe é a participação do chef Claude Troisgros. No segundo ano de evento virtual, o chef Claude recebeu a diretora Ety Cristina na cozinha da sua casa, para um saboroso bate-papo sobre o impacto da pandemia na vida de todos, sobre o poder da comida para reunir e confortar nos momentos mais desafiadores, e sobre a relação dele com a causa da saúde infantojuvenil. “Já estou emocionado. Me faz muito bem saber que existem pessoas do bem como vocês do Pequeno Príncipe”, contou o chef.

Em vídeo, que foi compartilhado com os participantes do Gala, ele ensinou o passo a passo de uma receita muito especial: salmão nori com arroz oriental e molho satay. E ainda convidou o chef Daniel Boulud a também ensinar a preparação de outro delicioso prato: sopa de couve-flor e maçã com curry, açafrão e leite de coco.

Superação
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a participação do vice-diretor-técnico do Pequeno Príncipe, o médico Victor Horácio de Souza Costa Junior. Ele apresentou um panorama de como o Pequeno Príncipe se adaptou para atender todas as crianças – com ou sem COVID-19 – que necessitaram de atendimento nos quase dois anos de pandemia, e também compartilhou a história do paciente Miguel, que ficou 40 dias internado, sendo 17 na UTI, para se recuperar da COVID-19. Para conhecer a história do Miguel, clique aqui.

Atração musical
O Gala Pequeno Príncipe 2021 foi encerrado com uma apresentação do músico Vitor Kley, especialmente para o evento. Ao estilo voz e violão, o indicado ao Grammy Latino apresentou seus principais sucessos, fechando a noite com chave de ouro.