Homenageadas

O Gala Pequeno Príncipe 2018 prestará homenagem a duas mulheres que têm dedicado as suas vidas a transformar as histórias de crianças e adolescentes de todo o país, ao proporcionar mais saúde, qualidade de vida e bem-estar a milhares de meninos e meninas.

Ety da Conceição Gonçalves Forte é uma voluntária de coração que há 52 anos se dedica ao seu projeto mais ousado, a implantação do maior hospital pediátrico do país, o Pequeno Príncipe. Artista plástica, ela assumiu a presidência da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe, em 1966.

Sob seu comando, com perseverança e dedicação, o então Hospital de Crianças César Pernetta, sob gestão estatal, teve sua estrutura modernizada e o atendimento às crianças do Estado foi ampliado. Um dos resultados de seu trabalho: ao lado do antigo hospital foi implantado, em 1971, o Pequeno Príncipe, que atualmente realiza por ano mais de 300 mil atendimentos ambulatoriais e 20 mil cirurgias.

Desde o início de sua atuação, foram muitas conquistas. São mais de cinco décadas de muito amor, projetos e realizações liderados por Ety, que nunca mediu esforços para transformar a realidade dos pacientes por meio do tratamento humanizado, do cuidado e do amor.

Dedicação a crianças com câncer
A homenagem científica do Gala será prestada à oncologista pediátrica Flora Mitie Watanabe, que há mais de quatro décadas se dedica ao cuidado e tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Curitibana, ela concluiu a faculdade de Medicina em 1974, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Fez sua residência em Pediatria no Hospital Pequeno Príncipe e é uma das primeiras oncologistas pediátricas do Brasil.

Atualmente, é membro da Comissão Científica da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) e também participa da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica. No Pequeno Príncipe, Flora é chefe do Serviço de Oncologia e Hematologia, coordenadora da residência em Cancerologia Pediátrica e também presidente do Comitê de Bioética Hospitalar.

Clique aqui para participar.