Impacto do Gala

Ao longo dos dez anos de realização do Gala Pequeno Príncipe, os recursos arrecadados contribuíram para ampliar a estrutura do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, além de apoiar o tratamento de crianças e adolescentes com doenças graves. Já foram arrecadados mais de R$ 24 milhões para as atividades de assistência e pesquisa do Pequeno Príncipe.

Um dos equipamentos adquiridos é o cromatógrafo em fase líquida (HPLC), que além de fundamental para diversas pesquisas realizadas no Instituto está beneficiando pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, já que tem permitido o monitoramento de alguns fármacos importantes.

O cromatógrafo possibilita a análise de moléculas presentes em misturas complexas. Essas análises podem ser qualitativas, como as realizadas em estudos que avaliam a composição química de plantas para permitir a identificação de novas moléculas com potencial farmacológico – uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Cromatografia do Instituto permite identificar a quantidade de um determinado composto a partir de matrizes complexas, como o sangue, possibilitando que os pesquisadores apliquem uma das modalidades modernas da “medicina de precisão”, que é o monitoramento terapêutico de fármacos (TDM – Therapeutic Drug Monitoring).

No Laboratório de Cromatografia do Pequeno Príncipe, atualmente são realizadas pesquisas com dois importantes fármacos: o mitotano, usado no tratamento de pacientes com câncer de córtex adrenal, e o voriconazol, um medicamento para tratar diversas infecções fúngicas, com grande importância para os pacientes submetidos ao transplante de medula óssea (TMO).

O acompanhamento permite medir a quantidade de fármaco presente no sangue dos pacientes – e assim, junto com a avaliação do quadro clínico, é possível ajustar o tratamento mais assertivo e seguro.

Medicamentos de alto custo
Outra aplicação dos recursos recebidos por meio do Gala é para a compra de medicamentos de alto custo que não são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique aqui e saiba como participar do Gala Pequeno Príncipe 2022: celebrando a vida e a saúde!

Clique aqui e veja o plano de aplicação de recursos Gala 2021