Conheça a história da paciente que fez o primeiro autotransplante do mundo

A história de Gabriela Verillo de Medeiros é “longa e intensa”, apesar da pouca idade, como costuma dizer. Ela nasceu como uma esperança ao irmão mais velho, Guilherme, que, diagnosticado com câncer, tratava-se no Hospital Pequeno Príncipe e com especialistas em São Paulo. O nascimento da Gabi traria a possibilidade da realização de um transplante com 100% de compatibilidade.

No entanto, o tratamento de Guilherme deu resultado e, com isso, o transplante não se fez necessário. Mesmo assim, o material genético presente no cordão umbilical da menina foi congelado e armazenado.

Aos dois anos, Gabriela foi diagnosticada com câncer. A menina que foi concebida para trazer esperança de vida para o irmão tornou-se seu próprio milagre. Gabi foi o primeiro caso de autotransplante do mundo.

Hoje com 22 anos, Gabriela participou do Gala Pequeno Príncipe em Curitiba e contou a sua história, que emocionou a todos. “Eu só posso agradecer o cuidado e o carinho com que a equipe cuidou de mim. Passei cinco anos dentro do Hospital e devo a minha vida aos cuidados que recebi da doutora Flora e do doutor Eurípides”, contou, citando os médicos Flora Mitie Watanabe e Eurípides Ferreira, chefes dos serviços de Onco-Hematologia e de Transplante de Medula Óssea, respectivamente.

Uma menina e 365 cabelos
Uma das maneiras que Gabi encontrou para retribuir todo o carinho e cuidado que recebeu no Pequeno Príncipe foi o desenvolvimento do projeto Uma Menina e 365 Cabelos. Durante um ano, ela ilustrou 365 diferentes cabelos para uma mesma personagem, projeto associado à autoestima e efeitos colaterais do tratamento de câncer. Parte das ilustrações foi doada ao Hospital, que utiliza as artes em ações de captação de recursos.