Conquista de prêmios marca segundo semestre no Pequeno Príncipe

O segundo semestre de 2018 foi um período de grande reconhecimento para o Hospital Pequeno Príncipe, que conquistou diversos prêmios. Ao mesmo tempo em que estas conquistas demonstram o compromisso da instituição com a excelência da medicina prestada, eles antecipam o clima de comemoração pelo centenário do Hospital, que será comemorado em 2019.

O primeiro reconhecimento veio em outubro: o Prêmio Latino-Americano de Excelência em Higienização das Mãos, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Este resultado representa a importância que o maior hospital pediátrico do país dedica à cultura da lavagem das mãos, que é uma das ações fundamentais no combate à infecção hospitalar”, ressalta a diretora executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro. De acordo com dados da OMS, as infecções hospitalares atingem cerca de 14% dos pacientes internados no Brasil, além de ser responsável por mais de 100 mil mortes no país todos os anos.

Medalha Mérito Legislativo
Em novembro, foi a vez da presidente da mantenedora do Hospital – a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro –, Ety Gonçalves Forte, receber, em Brasília, a Medalha Mérito Legislativo. A condecoração é destinada a pessoas e iniciativas que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Ety é presidente voluntária da Associação há 52 anos. Sua atuação transformou a realidade do então Hospital de Crianças César Pernetta e viabilizou a ampliação do atendimento, com a implantação do Hospital Pequeno Príncipe, em 1971.

Compromisso ambiental
O terceiro prêmio conquistado foi o Hospital Amigo do Meio Ambiente 2018, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O Pequeno Príncipe foi reconhecido por duas iniciativas: recebeu menção honrosa pelo Projeto de Gestão de Resíduos no Hospital e premiação pelo Projeto de Educação e Extensão Ambiental: Nosso Meio Ambiente e Farmácia Viva.

O projeto premiado é desenvolvido em uma área de 20 hectares, anexa ao terreno onde será construído o Pequeno Príncipe Norte (Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Juril Carnasciali Pequeno Príncipe). Envolve alunos de escolas públicas, colaboradores e pacientes do Hospital, bem como seus familiares, que fazem caminhadas educativas em trilhas e participam de oficinas de cultivo vegetal desenvolvidas em canteiros de horta e estufa com coleção de plantas medicinais.

Comenda Fernando Figueira
Em dezembro, foi a vez do médico Eurípides Ferreira, chefe do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital, receber do Conselho Federal de Medicina (CFM) a Comenda Fernando Figueira – Medicina e Ensino Médico. Ferreira foi um dos pioneiros a realizar o transplante de medula óssea no Brasil. Dentre um extenso currículo, participou do descobrimento dos antígenos de histocompatibilidade (HLA) trabalhando no Instituto de Genética Médica (Itália) e na Duke University (EUA), possui 60 artigos científicos publicados em revistas indexadas, 360 comunicações em congressos científicos e 25 capítulos em livros de Hematologia e Imunologia.