Hospital Pequeno Príncipe chega à marca de 15 mil cateterismos

Gabriel Carvalho Domingues tem apenas 6 meses e já é um vitorioso. O menino nasceu com uma cardiopatia congênita grave – a transposição das grandes artérias (TGA) e comunicação interventricular (CIV, com ventrículo direito pequeno no diagnóstico), mas seu diagnóstico foi tardio. “Ele já tinha quase 2 meses quando a médica desconfiou da dificuldade dele em respirar e pediu exames”, conta a mãe, Geissebel Flávia Carvalho Silva. Com um diagnóstico não conclusivo, o menino, que nasceu em Guaratuba, no litoral paranaense, foi encaminhado ao Hospital Pequeno Príncipe.

“Quando chegamos aqui, os médicos me informaram que o caso era bem grave. Ele fez um cateterismo e uma bandagem [correção cirúrgica para forçar o desenvolvimento do ventrículo, que era pequeno]. Agora, aos 6 meses de idade, ele fez outro cateterismo, para verificar se a cirurgia de correção das grandes artérias pode ser feita”, explica a mãe.  “Felizmente, o segundo cateterismo demonstrou que houve crescimento ventricular. Com isso, vamos discutir com a equipe sobre a cirurgia para correção definitiva, que vai dar a ele a oportunidade de se desenvolver normalmente”, informa a médica cardiologista Cristiane Binotto.

O segundo cateterismo de Gabriel foi o exame de número 15 mil realizado pelo Serviço de Hemodinâmica do Pequeno Príncipe. E na sexta edição de 2021 do Pequeno Príncipe News você vai saber mais sobre esses procedimentos realizados no Hospital, cujo Serviço de Cardiologia é referência no atendimento de pacientes com cardiopatias congênitas. Outra matéria mostra os resultados de um estudo desenvolvido por cientistas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que concluiu que a COVID-19 pode comprometer a placenta de gestantes, provocando partos prematuros e até mesmo a morte intrauterina. A pesquisa foi publicada no periódico Frontiers in Immunology, revista científica referência mundial em imunologia.

A terceira matéria desta edição do Pequeno Príncipe News apresenta detalhes sobre o Gala Pequeno Príncipe, que, no segundo ano da pandemia do coronavírus, será realizado, mais uma vez, de forma virtual. O “Gala Pequeno Príncipe 2021 – 10 anos: uma celebração da ciência e da vida” será transmitido pelo canal da instituição no YouTube, às 19 horas do dia 22 de outubro. Além de celebrar a ciência e a vida, essa edição também comemora os dez anos de realização do evento.

Clique aqui e confira na íntegra as notícias da sexta edição de 2021 do Pequeno Príncipe News.