Hospital proporciona cuidados de saúde para crianças e adolescentes indígenas

Uma iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe está levando mais oportunidades de saúde para crianças e adolescentes indígenas que moram na aldeia Kakané Porã, localizada no extremo sul de Curitiba (PR). A aldeia urbana tem hoje 53 crianças e adolescentes que estão contemplados no projeto. “Nosso objetivo é ampliar os bons cuidados a esta população, levando o jeito de ser e fazer do Pequeno Príncipe para a aldeia”, explica a diretora-executiva da instituição, Ety Cristina Forte Carneiro.

O projeto teve início em julho e prevê a realização de oito encontros presenciais de saúde no período de 12 meses, com equipe multiprofissional, para triagem e consultas médicas para avaliação das condições de saúde de cada um e encaminhamentos para exames e consultas com especialistas no Hospital, quando necessário. Nesses encontros também estão sendo avaliadas as carteiras de vacinação, para posterior organização de mutirão, com apoio da Secretaria da Saúde do município, visando à atualização vacinal das crianças e dos adolescentes da aldeia.

Além dos atendimentos de saúde estão programadas oficinas de leitura com biblioteca volante pelo Setor de Educação e Cultura; rodas de conversas com familiares e as equipes do Núcleo de Humanização e da Psicologia; e, ainda, atividades do Voluntariado. E na nona edição de 2021 do Pequeno Príncipe News, você saberá mais informações sobre esse projeto. Outro assunto do news é um estudo envolvendo pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe que comprovou que alguns fatores genéticos e imunológicos são determinantes para pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 desenvolverem quadros graves de COVID-19. Um artigo de revisão, divulgado no jornal científico Immunobiology, reuniu informações de 87 pesquisas – publicadas desde o começo da pandemia até julho de 2021 – e apontou que algumas enzimas das células humanas podem atuar em conjunto com o coronavírus e facilitar a infecção pelo vírus.

Já a terceira matéria desta edição fala sobre o “Gala Pequeno Príncipe 2021 – 10 anos: uma celebração da ciência e da vida”, que superou a meta de captação. A noite emocionante foi marcada por reflexões sobre a luta da humanidade contra o coronavírus, por histórias de superação e por muita solidariedade. O evento foi realizado ainda de forma virtual no último dia 22 de outubro, mês especial para a instituição por ser o período em que se comemora o Dia das Crianças, o Dia do Médico e o aniversário de 102 anos do Pequeno Príncipe.

Clique aqui e confira na íntegra as notícias da nona edição de 2021 do Pequeno Príncipe News.