Pandemia do coronavírus avança na região Sul e impacta Pequeno Príncipe

O Brasil é um país de dimensões continentais. Cultura, clima, economia e tantas outras características diferem de região para região, assim como a disseminação do coronavírus (COVID-19). Em algumas partes do país, o número de infectados pelo SARS-CoV-2 já está em estabilização e, até mesmo, declínio, mas na região Sul, onde está localizado o Hospital Pequeno Príncipe, a pandemia encontra-se em curva ascendente e isso impacta diretamente a instituição. Enquanto os dez primeiros casos de COVID-19 chegaram ao Hospital ao longo de 52 dias (entre os meses de abril e maio), os últimos dez chegaram em apenas 11 dias (entre 30 de junho e 10 de julho), mostrando o aceleramento da curva de infectados.

Somado ao aumento do número de casos, dois hospitais de Curitiba – um público e um privado – desativaram suas UTIs e alas pediátricas para priorizar o atendimento de adultos, já que é esta a população que vem sofrendo a maior incidência de infecção por coronavírus, necessitando especialmente de UTIs.

“Entendendo seu papel estratégico na pediatria, fizemos um acordo de cooperação com a Secretaria Municipal da Saúde e estamos absorvendo todos os pacientes do Hospital de Clínicas. Isso significa que vamos atender os pacientes das diversas especialidades que faziam seus tratamentos lá e também os eventuais casos de COVID-19”, explica a diretora executiva do Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro. Segundo o diretor técnico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, “no presente momento, o Pequeno Príncipe tem capacidade para atender a demanda de pacientes de COVID-19 e das demais especialidades”.

Este é um dos assuntos da 9ª edição do Pequeno Príncipe News – Edição especial COVID-19, que também apresenta uma matéria sobre uma das iniciativas de humanização voltadas para o público interno do Pequeno Príncipe. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem feito um importante alerta sobre a crise de saúde mental que a pandemia do coronavírus (COVID-19) deve provocar em todo o mundo. Atento e alinhado à diretriz institucional de valorização dos seus colaboradores, o Hospital Pequeno Príncipe estruturou um programa robusto de atenção à saúde mental de suas equipes.

Por meio da iniciativa, estão sendo feitas escutas ativas diárias em todos os setores da instituição, além do atendimento psicológico às equipes, especialmente àqueles profissionais que estão na linha de frente do combate à COVID-19. “Fizemos um diagnóstico institucional para entender quais são as principais dificuldades, preocupações e dúvidas, para então pensarmos em como agir e apoiar”, explica o psicólogo do Pequeno Príncipe, Bruno Jardini Mäder.

Boletim COVID-19
Por fim, o Pequeno Príncipe News apresenta um boletim informativo sobre os atendimentos de pacientes com casos suspeitos da COVID-19. Desde 4 de março até 17 de julho, o Hospital investigou 306 pacientes com suspeita da doença e 38 casos foram confirmados. Destes, em 17 de julho, oito seguiam internados, recebendo todos os cuidados necessários, dez estavam em isolamento domiciliar, 18 estavam recuperados e, infelizmente, dois foram a óbito.

Clique aqui e confira na íntegra as notícias da 9ª edição do Pequeno Príncipe News – Edição especial COVID-19.