Pequeno Príncipe é um dos hospitais que mais realizam cirurgias em crianças no Brasil


Todos os anos, milhares de crianças passam por cirurgias no Hospital Pequeno Príncipe. Com 51 cirurgiões e 15 anestesistas, a instituição possui um dos maiores serviços de cirurgia em crianças e adolescentes do Brasil, atendendo em 16 especialidades e subespecialidades. Além das cirurgias pediátricas (especialidade responsável por cirurgias gerais, oncológicas, urológicas, neonatais e videocirurgias), o Hospital realiza cirurgias ortopédicas, cardiológicas, vasculares, plásticas, oftalmológicas, bucomaxilofaciais, neurocirurgias, cirurgias de cabeça e pescoço, cirurgias otorrinolaringológicas, cirurgia para epilepsia, radiologia intervencionista, hemodinâmica terapêutica e transplantes de fígado, de rim e de coração.

“Hoje mais de 40% de nossos internamentos são cirúrgicos. Aumentar a nossa capacidade de atendimento cirúrgico está no nosso planejamento e é mais uma das grandes contribuições que podemos dar ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao prover maior acesso de crianças e adolescentes às cirurgias que envolvem uma complexidade maior e que temos capacidade de absorver”, ressalta o diretor-técnico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Na sétima edição de 2022 do Pequeno Príncipe News, você vai saber mais sobre a estrutura e o trabalho desenvolvido no Centro Cirúrgico do maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil. Esta edição também apresenta uma matéria a respeito dos projetos de telemedicina que estão sendo desenvolvidos pelo Pequeno Príncipe. A instituição está levando a sua experiência centenária para o atendimento de crianças e adolescentes, moradores de regiões consideradas de alta vulnerabilidade social, que necessitem de complementação e reforço de conhecimento pediátrico especializado. Iguape, no interior de São Paulo, e Paranaguá, no litoral paranaense, são as primeiras cidades a receber a iniciativa.

A terceira matéria do Pequeno Príncipe News aborda um dos estudos que estão sendo desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Um grupo de cientistas liderado pela pesquisadora Katherine Athayde Teixeira de Carvalho está desenvolvendo um alvéolo pulmonar 3D que poderá ser utilizado futuramente para testar novos medicamentos que combatam doenças pulmonares. O projeto faz parte da pesquisa de mestrado da aluna Nádia Nascimento da Rosa, da Faculdades Pequeno Príncipe. Com a testagem de medicamentos no alvéolo 3D, minimiza-se a utilização de animais, além de se obter um modelo mais próximo da realidade do organismo humano.

Para conferir a íntegra das notícias da sétima edição de 2022 do Pequeno Príncipe News, acesse este link.