A História da Isabela: o desejo de ser médica a partir do seu tratamento no Pequeno Príncipe

Aos oito anos de idade, Isabela Barros de Carvalho atravessou o Brasil para receber tratamento no Hospital Pequeno Príncipe. Moradora do Estado do Tocantins, que fica a mais de 2 mil quilômetros de Curitiba, Isabela foi diagnosticada com febre reumática. A médica da sua cidade foi residente no Pequeno Príncipe e não teve dúvidas, a encaminhou para o Hospital, visto que o Serviço de Cardiologia Pediátrica está entre os três melhores do país.

Isabela está internada há mais de 100 dias e conta com a companhia da sua mãe o tempo todo. “Sabemos que é uma doença grave e de difícil diagnóstico, mas como procuramos tratamento precoce, ela não precisou de cirurgia e está tendo bons resultados”, conta a mãe, Reijane da Silva Barros.

Neste período de internação, Isabela conheceu a equipe do Hospital, que além do tratamento para o seu coração, cuidou também da sua adaptação. E aos poucos, o coração da menina está se recuperando. O cuidado técnico e especializado, além do carinho, tem sido fundamental para esta adaptação, já que ficar longe de casa, muitas vezes, torna-se mais uma barreira ao tratamento.

“Aqui é tudo maravilhoso, estamos encantadas com o Programa Família Participante, com as oficinas do Educação e Cultura, com as brinquedotecas. Temos apoio de tudo aqui, não só clínico, mas multidisciplinar. Eles fazem a diferença. Todo dia a Isabela tem uma novidade para contar para o pai que ficou na nossa cidade”, diz a mãe.

O tratamento, a melhora das condições de saúde, além do carinho, já fez nascer no coração da Isabela um sonho para o seu futuro. “Eu vou ser médica, cardiologista, e vou trabalhar aqui nesse Hospital”, planeja. O sonho da Isa foi também um dia o sonho do ex-paciente e hoje médico residente, Hugo Oliveira, que na adolescência tratou um câncer no Pequeno Príncipe e, quinze anos depois voltou ao hospital para realizar o sonho de ser médico oncologista.

Cardiologia do Pequeno Príncipe
O Pequeno Príncipe é o único hospital pediátrico do Brasil que oferece serviço completo de cardiologia clínica e cirúrgica. Realizou o primeiro transplante cardíaco pediátrico com sucesso no Paraná e possui uma UTI exclusiva com 18 leitos equipados com tecnologia de ponta. É também o único do país a oferecer um serviço de eletrofisiologia pediátrico. A cada ano, o serviço de cirurgia cardíaca ganha mais destaque por realizar cirurgias complexas em crianças cada vez menores e obter resultados semelhantes aos dos melhores centros do mundo.