Cirurgião Rodrigo Vianna realiza transplante hepático no Pequeno Príncipe

No dia 27 de janeiro, o Centro Cirúrgico do Hospital Pequeno Príncipe recebeu um convidado ilustre: o cirurgião Rodrigo Vianna, diretor do Miami Transplant Institute (MTI), nos Estados Unidos. Juntamente com a equipe do Hospital Pequeno Príncipe, o cirurgião realizou um transplante de fígado em um paciente de apenas 1 ano, retomando a oferta do procedimento na instituição brasileira.

“A cirurgia que fizemos no Pequeno Príncipe foi bem difícil, pois o menino estava bem doente. Mas estamos contentes com o resultado. Para mim, participar deste momento da instituição foi muito importante, pois sou curitibano e o Hospital Pequeno Príncipe é um lugar que mora no meu coração. É muito gratificante estar ao lado de profissionais tão competentes, compartilhando novos conhecimentos”, declarou Vianna.

E esse é um dos temas da 14a edição do Pequeno Príncipe News, que também traz uma matéria sobre o ensino da Pediatria no Hospital, algo que está no DNA do Pequeno Príncipe. Desde o início das suas atividades, há 100 anos, a instituição mostrou-se comprometida com a formação de novos profissionais e com a disseminação do conhecimento, por entender que assim contribui de forma ampliada com a promoção da saúde de crianças e adolescentes de todo o país. Somente no programa próprio de residência médica, iniciado na década de 1970, são formados anualmente cerca de 130 novos pediatras e especialistas.

Outra notícia desta edição do news é a respeito do lançamento do livro “Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): como entender e ajudar seu filho!”, que é mais uma contribuição dos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe para a sociedade. O livro – publicado em 2019 e de autoria da pesquisadora neurocientista Mara Lúcia Cordeiro, do neuropediatra Antônio Carlos de Farias e da pedagoga mestre em neurodesenvolvimento – Maria Cristina Barrionuevo Bromberg – traz informações que buscam contribuir para a redução do estresse e melhoria da qualidade de vida de famílias e crianças com o diagnóstico.

Por fim, uma matéria conta a história do estudante de Medicina, Tiago Rossi da Cunha Torres, cuja trajetória com o Pequeno Príncipe começou há 28 anos, quando ele tinha apenas 45 dias de vida. A família dele procurou o Hospital para fazer um exame simples de raio X por causa de uma broncopneumonia. O exame, no entanto, acabou revelando um quadro bem mais grave: uma hérnia diafragmática, que é um defeito no diafragma, que permite que o conteúdo abdominal passe para a cavidade torácica. Perto de completar 2 anos de idade, novamente a família precisou recorrer ao Hospital, pois Tiago teve um mal súbito e foi diagnosticado com taquicardia supraventricular. Mais de 20 anos depois, a instituição entrou novamente na vida dele e, no segundo semestre de 2020, o futuro médico vai ser formar na primeira turma de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe.

Clique aqui e confira na íntegra as notícias da 14a edição do Pequeno Príncipe News.