Equipe do Instituto de Pesquisa integra projeto mundial sobre coronavírus

Uma equipe do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, unidade do Complexo Pequeno Príncipe, está integrando o “COVID Human Genetic Effort”, um esforço mundial de pesquisadores que buscam compreender, a partir da análise genética, por que algumas pessoas desenvolvem formas graves de COVID-19 mesmo sem ser do grupo de risco. “É um projeto de colaboração que reúne imunologistas do mundo inteiro. Queremos entender como e por que algumas pessoas são mais suscetíveis do que outras para desenvolver a forma grave da doença, pois estamos vendo cada vez mais óbitos de pessoas jovens e aparentemente saudáveis”, explica a coordenadora do projeto na instituição, Carolina Prando.

Duas equipes brasileiras estão participando da iniciativa. A equipe da médica imunologista Carolina vai coordenar o trabalho nos três estados da região Sul do Brasil. “Como o inverno é mais rigoroso aqui e nesta época do ano temos muitas infecções respiratórias provocadas por outros vírus, imaginamos que as demandas dessa região serão maiores”, afirma. A outra equipe é da Universidade de São Paulo (USP) e vai agregar dados dos demais estados brasileiros.

Esse é um dos temas da 2a edição do Pequeno Príncipe News – Edição especial COVID-19, que também apresenta uma matéria sobre uma série de treinamentos com relação ao coronavírus que tem sido realizada desde o início de fevereiro no Hospital Pequeno Príncipe. Todos os conteúdos foram alinhados com a equipe do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) e com o Comitê de Contingência do Coronavírus. Até o final de março, foram registradas cerca de mil presenças nos treinamentos realizados pelas equipes do SECIH, da Educação Continuada da Enfermagem e do Centro de Simulação Realística Pequeno Príncipe.


Boletim COVID-19
Por fim, esta edição do Pequeno Príncipe News traz um boletim informativo sobre os atendimentos de pacientes com casos suspeitos da doença. Desde 4 de março até 11 de abril, o Hospital Pequeno Príncipe investigou 61 pacientes com suspeita de COVID-19 e quatro casos foram confirmados. As crianças passam bem e estão recebendo todos os cuidados necessários.

Clique aqui e confira na íntegra as notícias da 2a edição do Pequeno Príncipe News – Edição especial COVID-19.