Laboratório Genômico do Pequeno Príncipe realiza testes para detecção do coronavírus

O Laboratório Genômico do Pequeno Príncipe tem desempenhado um papel fundamental no diagnóstico e na condução do tratamento de diversas doenças complexas, como as imunodeficiências primárias e outras doenças raras, as neoplasias, as doenças neurodegenerativas e as doenças infecciosas, entre tantas outras. Construído com recursos captados por meio do Gala Pequeno Príncipe, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da empresa RUMO e de diversas outras empresas e cidadãos que apoiaram a iniciativa por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), o Laboratório Genômico está sendo essencial também no enfrentamento ao coronavírus, realizando os testes para o diagnóstico da COVID-19.

“Por suas características de estrutura, composta por equipamentos altamente sofisticados, e por contar com profissionais de grande qualificação técnica, nosso laboratório está nos dando um grande suporte neste momento, agilizando a realização dos exames da COVID-19. Esta agilidade é imprescindível para contermos o avanço da doença entre nossas equipes e para oferecermos tratamento adequado às crianças e aos adolescentes que nos procuram”, explica a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro. Desde o início de abril, o Laboratório Genômico já realizou 387 exames em pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Esse é um dos assuntos da 5ª edição do Pequeno Príncipe News – Edição especial COVID-19, que também traz uma matéria sobre a participação dos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe na Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no início do mês de maio. A manifestação teve por objetivo chamar a atenção de toda a sociedade para a importância dos trabalhos científicos no enfrentamento da pandemia do coronavírus, além de sensibilizar a população e as organizações governamentais e privadas para a necessidade dos investimentos voltados à pesquisa e à inovação.

O evento é realizado desde 2017 e, neste ano, em função da pandemia, ele foi virtual. Durante todo o dia, pesquisadores de diversas instituições participaram de lives no canal do YouTube da SBPC. “Nós participamos apresentando os projetos de pesquisa já em andamento na instituição e que tratam da questão da COVID-19, tema abordado neste ano”, explica a diretora de Medicina Translacional do Instituto de Pesquisa, Carolina Prando. Além das apresentações ao vivo, a Marcha Virtual pela Ciência gerou um banco com mais de 200 vídeos de pesquisadores apresentando seus estudos.

Boletim COVID-19
Por fim, o Pequeno Príncipe News apresenta um boletim informativo sobre os atendimentos de pacientes com casos suspeitos da COVID-19. Desde 4 de março até 22 de maio, o Hospital investigou 129 pacientes com suspeita da doença e nove deles foram confirmados. Destes, em 22 de maio, seis estavam recuperados e os dois pacientes que ainda estavam internados estavam recebendo todos os cuidados necessários.

Clique aqui e confira na íntegra as notícias da 5ª edição do Pequeno Príncipe News – Edição especial COVID-19.