Pequeno Príncipe desenvolve ferramenta para prever demanda de leitos de UTI no enfrentamento da COVID-19

Prever a quantidade de leitos de UTI para atender as crianças e os adolescentes que vierem a necessitar desse tipo de suporte no enfrentamento da COVID-19 tem sido um grande desafio dos gestores de saúde em todo o mundo. No Pequeno Príncipe, o maior hospital pediátrico do Brasil, o Escritório de Gerenciamento de Valor elaborou uma ferramenta para prever essa necessidade, considerando a população de Curitiba (PR) e Região Metropolitana, sem deixar desassistidos os demais pacientes que continuam precisando de atendimento de alta complexidade.

“Buscamos criar inteligência estratégica para apoiar de forma eficiente a gestão do Hospital, prevendo o número de leitos pediátricos de UTI que serão necessários na nossa região e auxiliando na construção de um plano de contingência escalonado para atendimento de pacientes, de acordo com a taxa de ocupação de leitos”, explica o médico coordenador do Núcleo da Qualidade e do Núcleo de Pesquisa Clínica do Hospital Pequeno Príncipe, Fábio Motta.

Esse é um dos temas da 4ª edição do Pequeno Príncipe News – Edição especial COVID-19, que também apresenta uma matéria sobre o Projeto Ovo. Criada pela designer de joias Ana Khouri, que vive em Nova York, e pela estilista Helena Sicupira, a iniciativa estimula a doação de peças exclusivas, de acervo pessoal, assinadas por grandes estilistas e designers renomados. Essas peças são revendidas e o recurso é destinado para diversas organizações. Neste momento de pandemia da COVID-19, o projeto, que conta com o apoio da revista Vogue, está direcionando seu apoio a mais de 15 instituições que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. “Eu tenho fé no futuro. É hora de nos unirmos. Olhando para todo o mundo como parte de nós mesmos”, afirma Ana.

A equipe do Projeto Ovo convida pessoas a doarem roupas e outros acessórios de seus acervos. As peças de grifes de luxo, como Dolce & Gabbana, Prada, Dior, Chanel, Versace, Jack Vartanian, Jimmy Choo, Hermès, Valentino, Cartier e Yves Saint Laurent, entre várias outras, são divulgadas na página do projeto no Instagram (@projetoovo). O doador escolhe para qual instituição o recurso da venda será destinado. Para ver as peças disponíveis, escolher a sua e ajudar o Pequeno Príncipe, acesse o perfil da iniciativa no Instagram.

Boletim COVID-19
Por fim, esta edição do Pequeno Príncipe News traz um boletim informativo sobre os atendimentos de pacientes com casos suspeitos da COVID-19. Desde 4 de março até 8 de maio, o Pequeno Príncipe investigou 104 pacientes com suspeita da doença e oito casos foram confirmados. Destes, em 8 de maio, cinco estavam recuperados e o paciente que ainda estava internado estava recebendo todos os cuidados necessários.

Clique aqui e confira na íntegra as notícias da 4ª edição do Pequeno Príncipe News – Edição especial COVID-19.