Pequeno Príncipe se prepara para retomar as cirurgias eletivas essenciais

Por causa da pandemia do coronavírus (COVID-19), o Hospital Pequeno Príncipe adiou as cirurgias eletivas e realizou apenas cirurgias de emergência. De janeiro a abril de 2020, a instituição deixou de fazer mais de 2 mil cirurgias. Agora, o Pequeno Príncipe está retomando as eletivas essenciais, com toda a segurança que o momento exige. Para essa retomada, foram criados protocolos e fluxos específicos para garantir a segurança dos pacientes e dos colaboradores do Hospital.

“A retomada das cirurgias vai começar pelas eletivas essenciais, que são todas as cirurgias que, ao serem postergadas, causam prejuízo à condição clínica do paciente pelo avanço da doença de base e pelas eventuais complicações que podem decorrer desse avanço”, explica o diretor clínico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Além de preservar a saúde de crianças e adolescentes que necessitam de cirurgias para manter ou recuperar sua qualidade de vida, a retomada das cirurgias eletivas é um movimento importante para a saúde financeira do Pequeno Príncipe. “Somos um hospital predominantemente cirúrgico e mais de dois terços das nossas internações são cirúrgicas. Nestes meses em que ficamos com as cirurgias suspensas, nosso déficit financeiro se agravou. Estamos fazendo esse movimento de retomada com toda a segurança para nossos pacientes e com responsabilidade para mantermos a nossa instituição financeiramente viável”, enfatiza o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Este é um dos assuntos da 7ª edição do Pequeno Príncipe News – Edição especial COVID-19, que também apresenta uma matéria sobre a avaliação de rotina para a manutenção do Nível 3 da Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação). Na avaliação realizada na primeira quinzena de junho, o Hospital se destacou ao permitir a aproximação dos avaliadores – que estavam a distância em função da pandemia do coronavírus – da realidade do Pequeno Príncipe por meio da utilização de “robôs de telepresença”.

“Estamos perseguindo há dois anos o uso dos nossos ‘robôs de telepresença’ e eles ficaram prontos justamente agora. Poder utilizá-los, em um evento de grande porte, como a avaliação de manutenção da ONA, é muito significativo. Fico muito feliz por estar com os equipamentos prontos e encarar esse momento com essa metodologia”, destacou Carneiro na época. E o dispositivo sobre rodas, composto por computador, câmera de vídeo, microfone de sensibilidade, autofalantes e sistema de armazenamento de energia, surpreendeu os avaliadores e facilitou muito o trabalho pelos dez pontos em que passou.

Boletim COVID-19
Por fim, o Pequeno Príncipe News apresenta um boletim informativo sobre os atendimentos de pacientes com casos suspeitos da COVID-19. Desde 4 de março até 19 de junho, o Hospital investigou 178 pacientes com suspeita da doença e 14 deles foram confirmados. Destes, em 19 de junho, dez estavam recuperados e, infelizmente, dois foram a óbito.

Clique aqui e confira na íntegra as notícias da 7ª edição do Pequeno Príncipe News – Edição especial COVID-19.