Ryan está superando a síndrome do intestino curto

O pequeno Ryan Mateus dos Santos Martins conheceu sua casa apenas aos oito meses, quando finalmente recebeu alta do Hospital. Ele nasceu em Palmas, cidade do interior do Paraná, e poucos dias após o nascimento apresentou complicações. “A barriga começou a inchar e ele foi para a UTI numa cidade próxima a nossa, onde ficou por mais de quatro meses. Fez quatro cirurgias e se alimentava por um cateter”, conta a mãe, Jéssica Klein dos Santos, de 21 anos.

Em função do seu quadro, Ryan perdeu parte do intestino delgado e é considerado portador da síndrome do intestino curto. Ao chegar no Hospital Pequeno Príncipe, aos cinco meses de vida, se alimentava por meio de cateter e ingeria apenas uma pequena quantidade de leite pela boca. “Quando cheguei no Pequeno Príncipe, eu vi que a nossa vida ia mudar. Não colocaram ele na UTI e sim em um quarto. Aumentaram a quantidade de comida que ele ingeria pela boca, começaram a dar papinha de fruta e reduziram a alimentação parenteral (via endovenosa). A partir daquele dia, meu filho começou a mudar”, conta a mãe.

Ao completar oito meses, o pequeno Ryan recebeu alta e pode, finalmente, conhecer a sua casa. “Não consigo nem descrever a minha felicidade. Diziam que meu filho não ia sobreviver e agora estou vendo ele ensaiar os primeiros passinhos, comendo de tudo e crescendo”, comemora Jéssica.

Ryan continua em acompanhamento médico mensal com a equipe do Suporte Nutricional do Pequeno Príncipe, no Serviço de Reabilitação Intestinal. Está evoluindo plenamente, tanto física, quanto psicologicamente. A família recebe, no Pequeno Príncipe, orientações sobre desenvolvimento da 1ª infância, por meio do projeto Saber + Participar Melhor. Nessa fase, amor e estímulos adequados potencializam um crescer pleno e enriquecedor.