UTI Neonatal comemora 25 anos

Em 2016, a UTI Neonatal do Hospital Pequeno Príncipe completou 25 anos, com a marca de mais de seis mil bebês já atendidos na unidade. Desde 1991, a unidade atende casos complexos que envolvem bebês extremamente prematuros e neonatos que precisam de tratamento cirúrgico. Devido à alta complexidade, a equipe de atendimento é multiprofissional e interdisciplinar, constituída por mais de cem colaboradores que se dividem para cuidar dos pacientes distribuídos pelos 20 leitos da unidade.

André, filho de Miriam Sester Retorta e José Retorta Garcia, é um dos casos de superação mais emblemáticos da história da UTI Neonatal do Pequeno Príncipe. Ele nasceu com 33 semanas, 28 cm e apenas 1,1 quilo, tendo que ficar na unidade de terapia intensiva por 47 dias. O menino adquiriu uma toxoplasmose durante a gravidez de sua mãe. Até os seis anos, André foi subnutrido extremo e tinha riscos de não conseguir falar. Hoje, aos 17 anos, faz curso técnico em Informática, mas sonha em seguir carreira de Direito.

Desde que ele saiu da UTI, a família mantém um ritual: todos os anos no dia do seu aniversário, em junho, a família leva um bolo para a equipe e outros pais que se encontram na UTI Neonatal. “Sou grato a todo trabalho desenvolvido pelo Pequeno Príncipe. Sem essa equipe, eu não estaria aqui hoje”, comemora o jovem.