Cirurgia realizada no Pequeno Príncipe evita amputação em crianças com tumores ósseos

Os tumores ósseos representam cerca de 3% de todos os cânceres infantis e são mais comuns dos 5 aos 25 anos. Muitas vezes é necessário amputar o membro afetado para eliminar as células cancerígenas. Por isso, além de enfrentar o câncer em si, um dos grandes desafios desse tratamento é preservar os membros afetados pelo câncer, pois a amputação interfere no desenvolvimento físico e emocional das crianças e dos adolescentes.

No Hospital Pequeno Príncipe, desde 2020, a médica Juliane Comunello, ortopedista especializada em cirurgia oncológica, vem utilizando uma técnica cirúrgica desenvolvida no Japão que trata o câncer e evita as amputações. Durante a cirurgia, a parte do osso na qual está o tumor é retirada. Em seguida, essa parte é mergulhada no nitrogênio líquido a -196°C e sofre um congelamento. É esse congelamento que “mata” as células cancerígenas. A parte do osso já livre de câncer é, então, reimplantada no paciente. A adolescente Sophia Grevinski (foto acima), 12 anos, foi uma das pacientes beneficiadas com essa técnica.

Este é o assunto da matéria principal da terceira edição de 2023 do Pequeno Príncipe News, que apresenta mais detalhes sobre essa cirurgia inovadora que proporciona mais saúde e qualidade de vida aos pacientes. A newsletter tem, ainda, uma emocionante reportagem feita pela afiliada da Rede Globo no Paraná a respeito de uma noite incrível: pacientes do Pequeno Príncipe foram convidados pela banda britânica Coldplay para assistir a um show em Curitiba. Clique aqui para ver o vídeo na íntegra.

Por fim, o Pequeno Príncipe News destaca que a Faculdades Pequeno Príncipe recebeu nota máxima – 5 – na avaliação de recredenciamento realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no final do mês de março. Foram avaliadas as dimensões pedagógica, administrativa e de infraestrutura da instituição. “Trabalhamos com disposição e profissionalismo para que nossa missão de produzir e disseminar conhecimento seja cumprida, reafirmando o compromisso com uma formação competente, humanizada e socialmente responsável”, pontuou a diretora-geral da Faculdades, Prof.ª Dr.ª Patricia Forte Rauli, ao comentar sobre essa importante conquista.

Clique aqui e confira a íntegra das notícias da terceira edição de 2023 do Pequeno Príncipe News.