Banner gala pequeno principe

Com 47 serviços especializados, Pequeno Príncipe combina excelência e inovação para transformar a vida de milhares de crianças

Há 106 anos, o Hospital Pequeno Príncipe transforma o cuidado em saúde de crianças e adolescentes em uma história de excelência, humanidade e compromisso com a vida. Reconhecido pela revista Newsweek como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina e um dos melhores do mundo, o Hospital reúne 47 especialidades e combina tradição e inovação — resultado da formação contínua de equipes especializadas, do investimento em tecnologia e da integração entre assistência, ensino e pesquisa. Essa estrutura sólida garante atendimento de alta qualidade e reafirma, diariamente, a missão institucional de proteger a infância.

Essa trajetória de mais de um século é construída também pelas histórias de milhares de pacientes que encontraram no Hospital o cuidado especializado de que precisavam. Uma delas é a do Nicolas, de 12 anos, que simboliza a importância de serviços sólidos e experientes, como a Ortopedia, que em 2025 celebra 70 anos.

Nicolas nasceu com mielomeningocele, uma condição que afeta o desenvolvimento da coluna vertebral e exige acompanhamento contínuo. Ao longo da infância, passou por diversas cirurgias e enfrentou uma escoliose progressiva, que comprometia sua mobilidade e sua qualidade de vida. Em 2024, após mais de um ano de espera pelo momento clínico ideal, ele finalmente pôde realizar a cirurgia de correção da coluna no Pequeno Príncipe. O procedimento, de alta complexidade, durou cerca de 11 horas e marcou uma nova etapa para o menino, que agora tem melhores perspectivas de autonomia e bem-estar.

A história de Nicolas é apenas uma entre tantas que revelam o impacto dos serviços especializados — que, ao longo de décadas, moldaram a identidade do Hospital. Em 2025, alguns deles celebram marcos importantes. Saiba mais sobre eles na matéria principal da edição de novembro do Pequeno Príncipe News.

Nesta edição da newsletter, você também vai conferir as notícias abaixo. Clique nos links para ler a íntegra dos textos.

  • Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe recebe destaque no Prêmio Finep de Inovação — Região Sul. O Instituto foi reconhecido com o Destaque de Melhor Projeto Coordenado por Mulheres. O projeto premiado, liderado pela pesquisadora geneticista Luciane Cavalli, busca identificar os tratamentos mais eficazes e menos agressivos para cada criança com neuroblastoma, a partir da análise genética das células tumorais — um avanço no campo da medicina de precisão.
  • Complexo Pequeno Príncipe reforça compromisso com o planeta e lança Política Ambiental. Cuidar da vida é também cuidar do planeta. Esse é o propósito que move o Complexo, e a sua nova Política Ambiental é um marco na consolidação de práticas sustentáveis que unem o Hospital Pequeno Príncipe, a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. O documento reafirma o compromisso institucional com o equilíbrio entre saúde, desenvolvimento e meio ambiente.