Gala do Bem mobiliza a sociedade para apoio às atividades de assistência e pesquisa em câncer
No dia 9 de outubro, Curitiba vai sediar o Gala do Bem, um evento de mobilização da sociedade para apoiar as atividades de assistência e pesquisa em câncer infantil desenvolvidas no Pequeno Príncipe. O Gala do Bem une a alta gastronomia e a solidariedade para contribuir com a redução da mortalidade infantil.
O destaque da noite será o exclusivo menu composto por entrada e dois pratos principais preparados por renomados chefs, comandados pelo padrinho do evento, chef Claude Troisgros, que cozinhará ao lado dos chefs Morena Leite e Rafa Costa e Silva. O Espaço Klaine, grande apoiador da iniciativa, receberá o evento e assinará a requintada sobremesa.
O evento contará com o envolvimento de duas grandes apoiadoras da causa da saúde infantojuvenil: Many Tigre Elache e Marjorie Geiger Hauser serão as investidoras filantrópicas dessa edição tão especial. Clique aqui e confira mais detalhes sobre o Gala do Bem na matéria principal da sétima edição de 2023 do Pequeno Príncipe News.
A seguir, saiba quais são os demais temas desta edição da newsletter. Clique nos links para ler a íntegra das notícias.
- Pronon e Pronas estão de volta: no mês de julho, o governo federal emitiu uma portaria do Ministério da Saúde estabelecendo os prazos e condições para a apresentação dos projetos no ciclo de 2023 que podem ser apoiados por meio da renúncia fiscal do Imposto de Renda via Pronon e Pronas. Lançada em 2013, essa modalidade de apoio já permitiu a realização de quase 900 projetos no Brasil.
- Crianças também precisam de transplante de coração: embora o procedimento seja mais comum em adultos, no Brasil 67 crianças e adolescentes com até 17 anos de idade aguardam por um coração para continuar vivendo. O número representa 17% do total de pacientes brasileiros esperando por esse órgão, segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde. O Pequeno Príncipe, por exemplo, tem cinco crianças listadas na fila do transplante cardíaco.
- Pesquisa descobre novas mutações genéticas associadas a uma doença rara: a doença do armazenamento do glicogênio (DAG) é uma enfermidade rara e hereditária, causada por defeito no metabolismo de enzimas responsáveis pela síntese ou decomposição do glicogênio. Um estudo do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe descobriu novas mutações genéticas e indicou a importância do diagnóstico precoce da doença, a fim de evitar danos irreparáveis no cérebro e no desenvolvimento da criança.