Novos equipamentos para circulação extracorpórea aumentam a segurança das cirurgias cardíacas

O Hospital Pequeno Príncipe adquiriu duas novas máquinas de circulação extracorpórea do modelo S5 HLM (heart-lung machine), amplamente usadas nos Estados Unidos e na Europa. Uma das máquinas mais modernas existentes no mercado, o modelo atende às recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e da Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC), e está em uso desde junho.

“Precisamos trabalhar com cada vez mais precisão e tecnologia. A substituição desses equipamentos possibilita que os procedimentos médicos sejam realizados com maior segurança e melhor resultado”, explica o diretor-técnico do Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho. O Hospital é a terceira instituição brasileira a adquirir esse equipamento para o uso na pediatria e o único na Região Sul do Brasil. Este é o tema da matéria principal da sexta edição de 2023 do Pequeno Príncipe News e você pode conferir a íntegra da notícia ao clicar aqui.

Confira a seguir os demais temas desta edição da newsletter. Clique nos links para ler a íntegra das notícias.

  • Equipe do Instituto de Pesquisa integra rede nacional de pesquisa em oncologia pediátrica: um grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe foi selecionado para participar de uma rede nacional de pesquisas em oncologia pediátrica, por meio do Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCTs). O objetivo é integrar e consolidar a comunidade de pesquisa em câncer infantojuvenil no Brasil, em colaboração com grupos internacionais de excelência.
  • Serviço de Neurologia do Pequeno Príncipe completa 40 anos: o serviço teve início na instituição em julho de 1983. Nestas quatro décadas, a especialidade foi estruturada e ampliada com o objetivo de promover saúde com equidade e de forma integrada. Foi precursor em diversos tratamentos, especialmente voltados às doenças raras neurológicas e neuromusculares, e é considerado um dos mais completos do Brasil na área da pediatria. Somente em 2022, mais de 5 mil pacientes foram atendidos.
  • Diretor do Pequeno Príncipe defende mais recursos para o tratamento de doenças raras: o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, defendeu a destinação de mais recursos para o diagnóstico e tratamento de doenças raras no Sistema Único de Saúde, durante a audiência pública realizada na Câmara dos Deputados no último mês de junho. A reunião foi uma iniciativa da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara.