Pequeno Príncipe celebra a realização de 15 transplantes hepáticos durante o primeiro ano da pandemia
Mathias Fernandez Baião Wagner tem 2 anos de idade e é hoje uma criança totalmente diferente da que era há um ano. Ele brinca, corre e é muito ativo. Está crescendo e ganhando peso. Esses são alguns dos sinais visíveis da mudança de vida após o transplante de fígado, realizado em janeiro de 2020, e que marcou a retomada do Serviço de Transplante Hepático no Hospital Pequeno Príncipe.
Em seus primeiros dias de vida, sua cor amarelada revelou problemas no fígado, diagnóstico confirmado 30 dias depois em uma instituição hospitalar de Curitiba. Ele foi, então, submetido a uma cirurgia, na tentativa de corrigir tal situação. O procedimento, no entanto, não trouxe o resultado esperado e o menino se tornou candidato ao transplante de fígado. Mathias recebeu parte do fígado do seu pai, Vitor Fernando Wagner, de 19 anos.
O sucesso dos procedimentos em 2020 é resultado da retomada do serviço, que completou um ano no mês de janeiro. E esse é um dos assuntos da primeira edição de 2021 do Pequeno Príncipe News, que também apresenta uma matéria sobre uma pesquisa na qual é investigado se a suscetibilidade à COVID-19 grave pode ser uma nova doença rara que afeta o sistema imunológico.
“Já sabemos que 3,5% dos pacientes que desenvolvem as formas graves da COVID-19 podem apresentar mutações em genes que afetam a sua resposta imunológica”, explica a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Carolina Prando, que integra um consórcio mundial de cientistas que investiga o tema, o COVID Human Genetic Effort.
A terceira matéria do Pequeno Príncipe News, por sua vez, mostra que o número de crianças contaminadas com o coronavírus teve uma explosão em Curitiba a partir do mês de outubro, o que se refletiu nos números de atendimento registrados no Hospital. Também houve uma mudança no perfil de pacientes infectados. No início, a maioria dos meninos e meninas com diagnóstico positivo apresentava alguma comorbidade, o que não está sendo registrado nos últimos meses.
Clique aqui e confira na íntegra as notícias da primeira edição de 2021 do Pequeno Príncipe News.